Questão de Cardiologia e Alterações Vasculares

Um homem de 56 anos de idade, com histórico de diabetes e hipertensão, vem se queixando de dispneia ao esforço. Ele nega desconforto no peito. Ao exame físico, apresenta turgência jugular sentado, um ritmo cardíaco regular com um galope apical de B4, estertores crepitantes bibasais e edema de tornozelos bilateralmente. O ECG revela ritmo sinusal com FC de 80 bpm, sem outras alterações. A ecocardiografia demonstra FE do ventrículo esquerdo de 25% e acinesia da parede anterior. O cateterismo demonstra doença arterial coronariana de três vasos com leitos distais adequados para cirurgia de revascularização miocárdica. Sobre a cardiomiopatia isquêmica desse paciente, é CORRETO afirmar que:

A
A cirurgia de revascularização do miocárdio é superior à terapia clínica somente se houver presença de angina.
B
A cirurgia de revascularização do miocárdio melhora a qualidade de vida e sobrevida mais do que a terapia clínica apenas se > 50% do miocárdio demonstrar-se viável.
C
O miocárdio atordoado refere-se à disfunção contrátil persistente, causada por fluxo sanguíneo coronariano cronicamente reduzido.
D
Reconstrução ventricular cirúrgica com aneurismectomia deve ser realizada juntamente com a revascularização cirúrgica, pois a parede anterior é a acinética.
E
O ecocardiograma ou a cintilografia com dobutamina poderiam diferenciar infarto de parede anterior de hibernação do miocárdio.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados