Orientações didáticas são explicitadas nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Analise as orientações a seguir e, depois, assinale a alternativa correta:
I. O adulto precisa confiar e acreditar na capacidade de todas as crianças com as quais trabalha. A criança está em processo da construção da autoconfiança. Assim, cabe ao adulto algumas posturas fundamentais, como ouvir as falas das crianças, chamá-las pelo nome, assegurar-lhes o espaço individual no coletivo e compreender seus medos, sentimentos de vergonha e frustrações, demonstrando flexibilidade e segurança.
II. Os bebês ainda não sabem escolher e manifestar suas preferências. Portanto, não cabe ao adulto tentar interpretar comportamentos como indícios de preferência por uma situação. Exemplo: interpretar o choro do bebê, quando ele é retirado de uma brincadeira e colocado no berço, como manifestação de desagrado por parte dele.
III. Criar situações de faz de conta são essenciais nessa fase. Quando o adulto sugere, por exemplo, o brincar de estar num trem ou numa loja, ele está oportunizando a interação entre as crianças e o compartilhar uma mesma situação ou um mesmo objeto (imaginário ou real).
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!