Questão de Psicologia da Saúde

Com base nas informações apresentadas, marque a alternativa CORRETA.

A
No fazer da(o) psicóloga(o) hospitalar, não é necessário considerar as inter-relações existentes entre paciente, família, equipe e instituição de saúde, pois o cuidado pode ser descontextualizado.
B
Cuidar da subjetividade humana presente na doença pressupõe estar atento aos processos de subjetivação relacionados à morbidade e à letalidade da doença; estar atento aos comportamentos, pensamentos, sentimentos, desejos, sonhos, lembranças, crenças, discurso, entre tantos outros aspectos que formam a dinâmica psíquica de uma pessoa, independentemente se são causa, consequência ou forma de manutenção da doença. Trata-se de dar voz à subjetividade, restituindo-lhe o lugar de sujeito, isto é, de alguém que pode se implicar na vivência atual, seja ela a pessoa que está doente, seus familiares ou os profissionais de saúde responsáveis por seu cuidado.
C
É um grave erro a(o) psicóloga(o) direcionar esforços e sua atenção na ênfase à subjetividade do(a) paciente, pois isso possibilita ao sujeito a elaboração simbólica do adoecimento.
D
Durante o processo de adoecimento, a(o) psicóloga(o) hospitalar não participa dessa travessia como ouvinte privilegiado, pois sua filosofia não deve ser reposicionar o sujeito em relação à sua doença.
E
Não é papel da(o) psicóloga(o) ajudar o paciente frente ao adoecimento, auxiliando-o em seu processo de elaboração e ressignificação frente ao adoecimento.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!