Tomando como referência os tipos de estrutura organizacional, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
A Estrutura Funcional agrega um grupo de pessoas em uma determinada área, as quais são especializadas em uma mesma função. Tem-se, por exemplo, a área financeira com os profissionais especializados em finanças; a área de TI com os profissionais especializados em informática; e assim por diante. Há pouca interdisciplinaridade das funções, e pouca visão global da empresa. Atualmente, as pequenas e médias empresas, bem como as empresas “estáveis”, ainda contam com este tipo de estrutura.
A Estrutura Linear é altamente horizontalizada, tendo um executivo no topo, muitos profissionais que respondem para ele, e cada qual com outros tantos que respondem para eles. É uma estrutura forte do ponto de vista de comando e atualmente é vista em empresas novas, de pequeno e médio portes. Os papéis são facilmente identificáveis, a implementação é considerada simples, mas apresentam pouca inovação (pois as pessoas esperam as ordens, e não tomam iniciativas inovadoras) e carência de comunicação rápida e eficiente.
O organograma de uma empresa é um termo sinônimo para a estrutura organizacional ou dos departamentos.
Dentre os tipos de departamentalização, temos o “por cliente”. Nele, o organograma é desenhado de acordo com o público-alvo, com muita atenção na satisfação do cliente. Importante comentar que este modelo tem como risco a atenção forte no cliente com detrimento de metas operacionais, tal como a produtividade ou o lucro.
A departamentalização por processos tem como alguns pontos fortes a economia de escala e otimização do tempo. O uso de tecnologia de ponta é bastante presente e aí tem-se tanto uma vantagem (o uso da tecnologia em prol da produção) como uma desvantagem (a mudança tecnológica pode causar forte mudança no processo, cascateando o impacto na necessidade de alto investimento e adaptação da linha, para mencionar alguns). Este tipo de departamentalização ocorre principalmente nas áreas produtivas e de operações das empresas de serviços e indústrias.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!