Questão de História do Brasil
Diversos estudos sociológicos buscam analisar a formação da cultura brasileira e da identidade nacional. Com base nesse tema, assinale a alternativa correta.
A
Florestan Fernandes é responsável por desconstruir a visão de um convívio harmonioso entre as raças no Brasil. Para o autor, em A integração do negro na sociedade de classes, a democracia racial seria um mito, uma imagem idealizada que serve para a perpetuação das desvantagens sociais dos negros na sociedade brasileira.
B
Nina Rodrigues e Euclides da Cunha são autores que valorizavam a mestiçagem brasileira. Eles defendem a ideia de que a mistura das matrizes indígena, branca e negra seria fundamental para a construção de um povo tolerante e avesso ao preconceito e à discriminação.
C
Segundo Gilberto Freyre, a mistura racial no Brasil favorecia a ruína da nação. De acordo com esse autor, seria necessário que o Estado adotasse políticas de branqueamento racial.
D
A Constituição brasileira de 1988 assegura os direitos sociais e individuais sem preconceito e discriminação. Sendo assim, casos como os salários mais baixos para as mulheres, mesmo ocupando a mesma atividade que os homens, não fazem parte do cenário social brasileiro atual.
E
As teorias raciais e eugênicas não tiveram sucesso no Brasil do século XIX. A ideia da superioridade dos brancos europeus foi totalmente repudiada pelos intelectuais brasileiros da época que buscavam valorizar as práticas culturais advindas da mestiçagem.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!