É incorreto afirmar, nesse contexto:

A
A primeira onda de aprimoramento do acesso à justiça teria sido representada pelas políticas de investimento público em assistência judiciária gratuita ao público necessitado, visando minimizar as barreiras de caráter econômico no sistema.
B
Essas ondas estão inseridas num contexto no qual intensificaram-se movimentos por reformas com o objetivo de enfrentar e mitigar as diversas barreiras e desigualdades de acesso à justiça.
C
A terceira onda do movimento estaria associada a um complexo de reformas visando modificar as formas de resolução de conflitos, tendo, como alguns de seus objetivos, a agilização, simplificação e a busca de soluções mais mediadas entre as partes.
D
A ampliação da aplicação dos chamados meios alternativos de resolução de conflitos, como a justiça restaurativa, a mediação, a conciliação e a arbitragem estaria fora das três ondas de acesso à justiça.
E
A segunda onda buscou enfrentar a questão da representação dos interesses difusos e coletivos, atribuindo legitimidade ativa para coletividades, grupos representativos e atores governamentais (no Brasil, especialmente o Ministério Público e em seguida a Defensoria Pública) para ingressar em juízo em defesa dos direitos de uma multiplicidade de sujeitos.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!