A Constituição Federal de 1988 é um marco diferenciador da história da assistência social no Brasil. Este marco expõe dois modelos distintos de assistência social.
Marque a alternativa que descreve corretamente os dois modelos distintos de assistência social:

A
O primeiro modelo marcado por uma tradição da assistência social de corte caritativo moldado por ações do laicado católico e pela presença limitado do Estado para o enfrentamento da pobreza. E o segundo modelo que reconhece a assistência social como direito do cidadão e dever do Estado.
B
O primeiro modelo constituído pela soma de ações caritativas e assistencialistas realizada pela igreja e pelo Estado. E o segundo modelo constituído por um formato híbrido entre a filantropia empresarial e a ação estatal populista.
C
O primeiro modelo marcado por uma tradição da assistência social de corte assistencialista, baseado na eventualidade das ações e na ausência do compromisso do Estado para o enfrentamento da pobreza. E o segundo modelo que reconhece a assistência social como direito do cidadão e dever do Estado.
D
O primeiro modelo marcado por uma tradição teocrática da assistência social, com forte influência belga. E o segundo modelo marcado pela afirmação da responsabilidade do Estado na efetivação de ações pontuais de assistência social destinada à população em situação de vulnerabilidade.
E
O primeiro modelo marcado por uma tradição da assistência social de corte assistencialista, baseado na eventualidade das ações e na ausência do compromisso do Estado para o enfrentamento da pobreza. E o segundo modelo que reconhece a assistência social como direito do Estado e dever do Cidadão.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!