Questão de História Geral
As interpretações economicistas do conceito de “Revolução” foram bastante comuns em busca da análise dos eventos relacionados à Revolução Inglesa. Em síntese, historiadores e historiadoras que seguem esta perspectiva econômica afirmam, sobre os eventos do século XVII na Inglaterra:
A
Implicou em uma decadência dos poderes da Igreja Católica na Inglaterra, que fora claramente favorecida economicamente pelas medidas tomadas por Henrique VIII.
B
Foi originado pela decadência das vendas para o mercado externo da Revolução Industrial, pressionada pela ascensão da concorrência francesa e alemã.
C
Significou a ascensão ao poder da alta nobreza, implicando em um aumento da centralização de poder, e o consequente início do absolutismo na Inglaterra.
D
Tratou-se de um conflito de classes, que teve como consequências a ascensão política da burguesia e a redução do poder centralizador da monarquia absolutista.
E
Não teria sido efetivamente uma revolução, pois embora o povo tenha sido protagonista, a direção das reformas acabaram beneficiando a alta nobreza e a Igreja.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!