Questão de Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero
A2 - Acerca do modo de produção capitalista, relacionado à exploração da classe trabalhadora, leia a referência de texto da Rota de Aprendizagem da Aula 02: É da exploração e expropriação do trabalho que se extrai a mais-valia e com isso ocorre o processo de acumulação, elementos estes universais do capitalismo. Porém, de acordo com Florestan Fernandes (2009) as formas da exploração e expropriação assumem particularidades no tempo e no espaço, como em países de capitalismo dependente, como o Brasil.
Analise o texto acima destacado e selecione a afirmativa que apresenta a correta interpretação:
A
Para a classe trabalhadora, no caso, brasileira, há uma super exploração que se realiza em jornadas mais intensas e menor remuneração e uma super expropriação desta classe exposta de forma vulnerável e degradante de trabalho.
B
Para a classe trabalhadora, no caso brasileiro, há uma super exploração que se realiza em jornadas menos intensas e maior remuneração e uma super expropriação desta classe exposta de forma vulnerável e favorável de trabalho.
C
Para a classe trabalhadora, no caso, brasileira há uma super exploração e há uma super expropriação que ocorrem em determinados períodos do capitalismo.
D
Para a classe trabalhadora, no caso, brasileira, a super exploração se realiza em jornadas menos intensas e maior remuneração e a super expropriação desta classe que ocorrem quando há desemprego.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!
Aulas em vídeo Em breve
00:00