Questão de Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

A história social ensina que não existe política social sem um movimento social capaz de impô-la, e que não é o mercado, como se tenta convencer hoje em dia, mas sim o movimento social que ‘civilizou’ a economia de mercado, contribuind o ao mesmo tempo para sua eficiência.
Em diferentes momentos históricos, seja no Brasil ou em outros países do mundo, existiram diversos e distintos movimentos sociais no campo e na cidade. Considerando a dinâmica dos movimentos sociais e a citação de texto, do autor Pierre Bourdieu, extraída do seu livro “Contrafogos 2: por um movimento social europeu”, considera -se que:

A
Os movimentos sociais, homogêneos por essência, são fundamentais para as transformações políticas.
B
Os movimentos sociais se caracterizam como grupos sociopolíticos relevantes para inovações e transformações sociais.
C
Os movimentos sociais são institucionalizados e tem buscado se aproximar do Estado para transformações profundas na sociedade.
D
A história da humanidade tem evidenciado que os movimentos sociais tem desenvolvido pouca participação na vida política e cultural dos países. A participação dos movimentos sociais tem sido, sobremaneira, nas formas de organização social.
E
Os movimentos do campo são mais significativos do que os movimentos sociais da cidade, haja vista que, existe uma tradição milenar dos camponeses rebeldes, a citar o “Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra”.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados