Questão de Avaliação Educacional
Diná é pedagoga em uma escola de EJA em Salgueiro (PE) e tem notado que os docentes consideram a avaliação mediadora um exercício complexo para ser executado, pois avaliam que a relação intensa que o método demanda não seria exequível. Sendo assim, qual alternativa correta pode sugerir algumas possibilidades de saída para a pedagoga Diná?
A
A avaliação mediadora é uma forma ultrapassada de contato com os estudantes, devendo ser substituída pela avaliação classificatória/somativa.
B
A avaliação mediadora deve ser pensada como um elemento de conexão entre escola e secretaria de educação, afinal, o que deve ser mediado são os conteúdos que essa última instância coloca para os professores e estudantes.
C
A avaliação deve ser um processo dialogado na escola, acolhendo uma construção cuidadosa e sistemática com os estudantes, mas vale dizer, a palavra final deve ser sempre da pedagoga.
D
Diná deve punir os professores por não cumprirem suas diretivas e inviabilizar projetos que não tenham por base a avaliação mediadora.
E
Diná deve fortalecer com os docente a noção de que o acompanhamento deve se dar não como tutela, mas como uma colaboração no “[...] processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber” (HOFFMANN, 1994, p. 57).
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!