Questão de Avaliação Educacional

Luckesi (2011) versa sobre como a prática da avaliação escolar estipula a classificação como função do ato de avaliar, e não o diagnóstico como deveria ser constitutivamente. No entanto, isso tem mudado, principalmente nas grandes avaliações, como o Enem. Diante do exposto, a respeito da classificação da avaliação escolar, pode-se inferir que:

A
O momento de avaliação deveria ser um “momento de fôlego” na escalada, para que, em seguida, ocorra a retomada da marcha de forma mais adequada, e nunca um ponto definitivo de chegada, especialmente quando o objetivo da ação avaliativa é dinâmico, como no caso da aprendizagem.
B
Através da avaliação classificatória, a avaliação constitui-se em um instrumento ascensor do processo evolutivo de crescimento, principalmente quando pode ser visualizada através dos períodos.
C
O julgamento de valor deveria ter a função estática de classificar um objeto ou um ser humano histórico em um padrão previamente determinado. Essa função abarca uma gama de fatores que dão base para estudos mais amplos.
D
O ato de avaliar serve como pausa para pensar a prática e retornar a ela, não como um meio de julgar a prática e torná-la estratificada.
E
Com a função classificatória, a avaliação pode auxiliar o avanço e o crescimento, tendo bases em medidas e estatísticas para esse fim.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!