Paciente do sexo masculino, 43 anos, 173 cm e 74 kg, é internado com dor na região abdominal irradiando para as costas. Na avaliação verificou-se consumo de 2 copos com água e 1 litro de suco de laranja por dia, 1 fatia pequena de queijo tipo prato, 2 copos de leite integral, 3 frutas e 1 porção de verdura ao dia. Avaliando os hábitos alimentares, observa-se que são inadequados, no entanto, ele apresenta resistência nas mudanças alimentares necessárias. Após o exame clínico, a hipótese diagnóstica é gota e litíase renal.
Considerando a situação, coloque verdadeiro ou falso nas afirmações a seguir.
( ) Ingestão de água > 3 L por dia, manter o consumo de leite e queijo, diminuir o consumo de frutas, sendo recomendado até 5 porções de frutas e sucos de frutas ao dia e consumir com moderação os alimentos ricos em ácido oxálico como: feijões, nozes e repolho.
( ) Os principais sintomas da litíase renal são: cólica renal e dor espasmódica difusa, que pode variar sua intensidade.
( ) O paciente deve receber uma dieta normocalórica, normoproteica (0,8 a 1,2 g/kg/dia), normolipídica (20 a 35% do VET), normoglicídica (45 a 65% do VET), normossódica.
( ) Indivíduos com gota apresentam maior propensão para a formação dos cálculos de ácido úrico.
( ) Uma dieta pobre em vitamina C é considerada um fator de risco para formação de cálculos, levando a um aumento sérico e urinário dos níveis de oxalato.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!