Pesquisas sobre neurociências podem se referir às sinapses, aos neurotransmissores, como a pesquisa de Vismari, Alves e Palermo-Neto (2008, p. 196) acerca da depressão. “Pacientes vítimas de estresse crônico e depressão apresentam ativação das respostas imunoinflamatórias e do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, os quais, direta ou indiretamente, influenciam a neurotransmissão. Nesse sentido, a utilização de antidepressivos não apenas aumenta a disponibilidade de neurotransmissores na fenda sináptica, mas também induz mudança do padrão de resposta imune Th1 – pró-inflamatório – para o Th2, que é anti-inflamatório”. Sendo assim, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I– Sinapses elétricas.
II– Sinapses químicas.
( ) São exclusivamente interneurais e incomuns em vertebrados. Não são polarizadas, ou seja, a comunicação se faz nos dois sentidos.
( ) São a base funcional do sistema nervoso. A comunicação depende da liberação de uma substância chamada neurotransmissor, presente no elemento pré-sináptico armazenado em vesículas sinápticas.
( ) Quando interneuronal, apresenta sempre um elemento pré-sináptico (que armazena e libera o neurotransmissor), um elemento pós-sináptico (que contém o receptor para o neurotransmissor) e uma fenda sináptica (que separa as duas membranas).
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!