Questão de Física Térmica - Termologia

O processo de deformação plástica, para uma quantidade significativa de materiais metálicos, ocorre devido ao fenômeno da movimentação das discordâncias (também chamada de “deslocações” em alguns textos). O movimento dessas discordâncias se faz pela ação dos componentes de tensões cisalhantes que atuam nos cristais. Entretanto, a movimentação dessas discordâncias pode ser dificultada pela presença de defeitos na estrutura cristalina. Como consequência da interferência desses defeitos na movimentação das discordâncias, há aumento do limite de escoamento. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
I Átomos intersticiais são mais eficientes em dificultar a movimentação de discordâncias que átomos substitucionais e, portanto, promovem um aumento significativo do limite de escoamento.
II O refino de grão não é uma barreira muito eficaz à movimentação das discordâncias. O efeito desse refino somente é significativo quando há uma quantidade elevada de precipitados grandes e dispersos nos contornos de grão.
III Um aumento da fração volumétrica de precipitados finos na matriz retarda a movimentação das discordâncias. Consequentemente, um material que contém dispersão de precipitados finos possui limite de escoamento significativamente maior que outro que não contém.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!