Questão de Agropecuária

O diagnóstico de qualquer das formas clínicas da hepatite B realiza-se através de técnicas sorológicas. Tais técnicas revelam-se fundamentais não apenas para o diagnóstico, mas também mostram-se muito úteis no seguimento da infecção viral, na avaliação do estado clínico do paciente e na monitorização da terapêutica específica. Tendo em conta os padrões de resposta sorológica observados nas várias formas clínicas da hepatite B, assinale a alternativa correta.

A
A fase aguda da hepatite B caracteriza-se pela intensa replicação viral, que ocorre tanto nas formas sintomáticas, ictéricas da doença, quanto nas anictéricas e oligossintomáticas.
B
O perfil sorológico na hepatite crônica B não é utilizado para o diagnóstico, já que nesses indivíduos a replicação viral mostra-se nula.
C
Na cirrose hepática pelo VHB (vírus causador da hepatite B), sempre há evidências de replicação viral, onde a atividade necroinflamatória revela-se maior, sinalizando o retrocesso da doença.
D
Nos hepatocarcinomas relacionados ao VHB, a solorogia é inespecífica; em 100% dos pacientes o antígeno de superfície do VHB-AgHbs apresenta-se negativo.
E
Na fase aguda da hepatite B, cerca de 1 semana após a contaminação, o AgHbs já se encontra presente no soro em altos títulos, podendo permanecer positivo nos casos agudos por até 180 dias, quando então desaparece.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!