De acordo com o Ministério da Saúde, os cuidados com a saúde do bebê e sua família devem ser sempre individualizados. Porém, algumas recomendações são extensivas a todos os recém-nascidos. Algumas orientações importantes para a vacinação da criança incluem:
A vacina oral contra rotavírus humano atenuada deve ser administrada em duas doses seguindo rigorosamente os limites de faixa etária: primeira dose: de 1 mês e 7 dias a 3 meses e 15 dias; segunda dose: de 3 meses e 15 dias a 5 meses e 7 dias.
A vacina contra hepatite B recombinante deve ser administrada aos prematuros com menos de 36 semanas de gestação ou aos recém-nascidos a termo com menos de 2kg em esquema de quatro doses: 0, 1, 2 e 4 meses de vida.
A vacina contra poliomielite atenuada deve ser administrada em três doses (aos 2, 4 e 6 meses), mantendo-se intervalo mínimo de 45 dias entre as doses, com reforço aos 12 meses de idade.
A vacina BCG deve ser administrada o mais precocemente possível, preferencialmente após o nascimento. Para os prematuros com menos de 36 semanas, a vacina deve ser administrada depois que completarem 1 mês de vida e atingirem 2kg.
A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola deve ser administrada em duas doses. A primeira dose deve ser administrada aos 12 meses de idade e a segunda dose aos 12 anos.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!