Questão de História Geral
Em 1910, os ferroviários franceses entraram em greve, em um evento que se relaciona com o desenvolvimento industrial daquele país, bem como com as organizações trabalhistas de classes de trabalhadores. Observe a seguir o cartaz, cujo texto, traduzido, afirma: “Que o público saiba que, semanalmente, acidentes de trabalham matam três e ferem quinze de nós.” Este cartaz sintetiza algumas das consequências do processo da revolução industrial, iniciado na Inglaterra do século XVIII.
Assinale a afirmativa abaixo que melhor apresenta algumas dessas consequências.
A
Ao contrário do que ocorreu na Inglaterra, na França foi o governo Bonapartista quem garantiu aos trabalhadores ferroviários direitos trabalhistas que, posteriormente, seriam copiados por outros países europeus. Entretanto, não é somente essa a transformação causada, visto que muito além de carroças e barcos, mulheres e homens também passaram a utilizar os trens como meio de transporte, diminuindo as distâncias de famílias, de grandes centros para o interior, como também, fazendo com que notícias, cartas e outras formas de comunicação chegassem mais rápido.
B
A propaganda elogia o trabalho dos donos de ferrovias (representados à esquerda, no cartaz) devido a seus esforços em melhorar as condições de vida e de trabalho de seus funcionários, algo incomum durante a Revolução Industrial.
C
A greve dos ferroviários de 1910 foi na contramão da história pois, no início do século XX, os operários dos mais diversos setores industriais já estavam protegidos por leis específicas.
D
O cartaz reflete a importância que as ferrovias desempenharam no desenvolvimento da industrialização europeia, bem como as dificuldades dos trabalhadores em conseguirem boas condições de trabalho.
E
O desenvolvimento das ferrovias foram um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento industrial, devido aos altos custos, que não eram compensados pela pouca produtividade no transporte de cargas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!