Leia o trecho a seguir: “[...] Estes filmes trouxeram ainda uma inovação na própria produção, cuja precariedade de recursos revelou-se como função expressiva. Este, um fator a mais para entender a realidade social e cultural do país.” Fonte:SILVA, E.F. Os centros urbanos na mira do curta-metragem. 2007. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 2007. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2019 p. 03. O curta-metragem como objeto fílmico e como formato cinematográfico possui suas particularidades, e possibilita um vasto acervo para experimentação.
Considerando essas informações e o conteúdo da unidade, assinale a alternativa que melhor explica o motivo de o curta-metragem ser domínio da experimentação.
No curta-metragem, há um instrumento de criação ativo e discursivo, que causa reflexão. Porém sua forma limitada, impede que seja um agente de pesquisa de linguagem e estética.
No curta-metragem, há espaço para criação e aplicação de técnicas e linguagens, devido ao seu tipo de narrativa simples. A narrativa do filme tem um conflito, poucos personagens, e resolução simplificada.
No curta-metragem, há um grande espaço para criação e aprendizado, para criação autoral, em que se pode aplicar pesquisa de linguagem. Além disso, a chance de impacto é grande, exibindo com clareza o discurso proposto.
O curta-metragem, mesmo sem possibilidade de construir um discurso devido ao curto tempo, é um objeto em que há grande liberdade de criação e fomento de linguagem e técnica.
No curta-metragem, há grande incentivo da experimentação, pois o filme curto é contra os moldes do cinema de mercado, que é, em sua maioria, feita por longas-metragens.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!