Músculos que ligam o Membro Superior, Cintura Escapular à Coluna Vertebral: Trapézio, grande dorsal, romboide maior, rombóide menor, levantador da escápula.
Marque a alternativa correta que corresponde a melhor estratégia para palpação do músculo Latíssimo do dorso (Grande Dorsal).
Paciente em pé, braço homolateral apoiado no ombro do terapeuta. Fisio - de frente para a região axilar do paciente. O paciente abaixará seu braço contra o ombro do terapeuta. O grande dorsal se tornará proeminente e facilmente palpável.
Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em D.D. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do angulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular.
Se a palpação for feita próxima ao ângulo inferior da escápula, a palpação será direta porque nesta região o rombóide maior é superficial.
Paciente em pé, sentado ou em DV, com o braço em rotação medial, cotovelo flexionado e com o antebraço apoiado atrás do tronco. Fisio - ao lado do paciente, uma das mãos apoiada um pouco acima do cotovelo do paciente. A mão sensitiva irá palpar a partir da borda vertebral da escápula, ao nível de seu ângulo inferior. O terapeuta pedirá ao paciente um esforço em adução de escápula (retroversão de ombro) e resistirá ao movimento na região do cotovelo já que automaticamente este se desloca para trás.
Paciente em pé, braço homolateral apoiado no ombro do terapeuta. Fisio - de frente para a região do antebraço do paciente. O paciente abaixará seu braço contra o ombro do terapeuta. O grande dorsal se tornará proeminente e facilmente palpável em um ângulo de 120 graus.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!