Assinale a alternativa correta quanto aos impactos da pandemia sobre a população negra brasileira.
A primeira onda de contaminação ao coronavírus ficou concentrado nas zonas rurais do país, sendo o perfil epidemiológico de pessoas mais jovens, negras e que possuíam diversas comorbidades.
As comunidades quilombolas apresentam-se como territórios vulneráveis ao coronavírus devido às negligências no acesso aos serviços de saúde ausentes ou pouco eficazes em seus territórios. Além disso, possuem em suas comunidades pessoas idosas com hipertensão e diabetes, comorbidades que estão relacionadas aos óbitos da Covid-19.
A população negra foi a mais atingida com a crise da pandemia do coronavírus. Isso se deve às condições socioeconômicas e às vulnerabilidades no acesso aos direitos fundamentais deste grupo étnico-racial. Apesar desse impacto, a rede de atenção primária presente nesses territórios possibilitou respostas adequadas à Covid-19.
Diante das desigualdades raciais presentes no país e no maior impacto do coronavírus sobre a população negra, os sistemas de informação do governo brasileiro possibilitaram maior visibilidade aos dados de óbitos e contaminação sobre a população negra. Tais informações estão auxiliando nas estratégias de enfrentamento a Covid-19 nos territórios negros no Brasil.
Os determinantes sociais de saúde apontam para condições de vida precárias nos territórios negros das diversas regiões do país, como subemprego, baixos salários, baixa escolaridade e falta de acesso a saneamento básico. Tais condições levaram a população negra a uma maior exposição e contaminação ao novo coronavírus. Porém, as comorbidades relacionadas aos óbitos por Covid-19, como diabetes e hipertensão, são poucos prevalentes na população negra, o que auxilia em sua recuperação.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!