Questão de Administração Pública

Keynes foi um economista inglês famoso por ter teorizado sobre a participação do Estado na economia, além de teorizar sobre a possibilidade de ciclos econômicos. De modo geral, podemos afirmar que:

A

Keynes era um incentivador do gasto público, que devia ser intensificado pelo Estado em qualquer situação. Desse modo, podemos concluir que Keynes era, ele próprio, um incentivador dos déficits públicos.

B

Para Keynes, o orçamento estatal podia ser dividido em duas partes: orçamento corrente e o orçamento de investimento. Caberia ao estado manejar os dois orçamentos para influenciar as decisões de investimento dos agentes privados. Contudo, para Keynes, o Estado deve evitar fazer déficits no orçamento corrente.

C

Keynes, apesar de ser um defensor da intervenção estatal era bastante crítico aos déficits públicos gerados no orçamento corrente ou no orçamento de investimento.

D

Na perspectiva de Keynes, era um equívoco tratar do orçamento do Estado de modo distinto. Tanto o que era chamado de orçamento de investimento como o orçamento corrente devem ser tratados como uma única entidade.

E

Segundo Keynes, déficits orçamentários sempre impactam negativamente nas expectativas dos agentes privados. Isso seria particularmente importante no caso dos empresários, que evitam investir em ambientes de déficit estatal.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!