Questão de Libras

A discussão sobre surdez, educação e língua de sinais vem sendo ampliada nos últimos anos por profissionais envolvidos com a educação de surdos, como também pela própria comunidade surda. A educação e inserção social dos surdos constituem um sério problema, e muitos caminhos têm sido seguidos na busca de uma solução. A oficialização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em abril de 2002 (Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002) começa a abrir novos caminhos, sem, no entanto, deixar de gerar polêmicas por profissionais que trabalham com surdos e por surdos oralizados, que não se sentem parte de uma comunidade surda e não vêem mérito nessa vitória para a comunidade surda.

A respeito da comunidade surda, bilinguismo, erros e concepções, analise as afirmativas.

  1. O termo surdo-mudo é correto do ponto de vista metodológico, uma vez que descreve a comunidade como um todo.
  2. No caso dos surdos brasileiros a língua da comunidade ouvinte, o português, é considerada como segunda língua, uma vez que a língua de sinais é aprendida de forma natural com o contato com seus pares.
  3. O aprendizado da língua de sinais antes da língua da comunidade ouvinte, pode prejudicar a apreensão da segunda, uma vez as necessidades de comunicação já estão supridas pela língua de sinais.
  4. A linguagem de sinais não se limita ao alfabeto manual.

Selecione a alternativa correta:

A
I e IV, apenas.
B
I e III, apenas.
C
I, II, III e IV.
D
II e III, apenas.
E
II e IV, apenas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!