A presença de rios desempenham forte influência no que diz respeito ao processo de aldeamento e formação de povoados nos mais diversos espaços do planeta e em diferentes momentos da história, e com os povos da Mesopotâmia não foi diferente. Na formação desta civilização, os rios Tigre e Eufrates foram os responsáveis por oferecer as condições favoráveis. Quais foram as condições propiciadas por estes rios?
A presença dos rios favoreceu as atividades como a pintura rupestre, as oficinas líticas, o teatro, a dança, a tecelagem e o pastoreio de ovelhas.
Os rios acabaram favorecendo somente a sedentarização da população, pois as atividades econômicas se caracterizaram como sendo de caráter de pastoreio e extração de recursos naturais, o que, por sua vez, ocorreriam independentemente da existência dos rios.
A presença dos rios favoreceu diretamente as atividades de monetarização da economia, a formação dos governos centralizados e a agricultura, pois as cheias anuais dos rios fertilizavam as terras.
A presença dos rios favoreceu somente a formação de grandes impérios, pois a navegação fluvial permitia a expansão territorial.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!