Questão de Psicanálise

Segundo Hobsbawm, essa “segunda onda revolucionária”, entre outros eventos,

A
enfraqueceu o absolutismo na Rússia com a imposição de uma carta constitucional; garantiu as condições políticas para a efetivação da unificação da Itália, e uma revolução liberal em Portugal reestabelece a coroa de dom Miguel.
B
fortaleceu o absolutismo nas nações ibéricas graças a uma considerável reação aristocrática; a Polônia conquistou a independência do Império Alemão, e houve uma forte ampliação dos direitos de cidadania na Grã-Bretanha.
C
disseminou-se por toda a Europa e pelos Estados Unidos legislações de proteção aos trabalhadores; a Finlândia libertou-se do Império Russo, e uma revolta conservadora em Portugal resultou na ampliação dos poderes absolutistas do soberano.
D
representou a derrota da revolução liberal na Suíça; a instituição dos direitos de cidadania ativa oferecida a todos os franceses, e o estabelecimento de regimes monárquicos constitucionais pela Dinamarca e pela Romênia, depois de convulsões sociais.
E
afetou toda a Europa a oeste da Rússia e a nação norte-americana, com as reformas do presidente Andrew Johnson; a derrubada dos Bourbon na França estimulou várias outras insurreições, e a Bélgica conquistou a sua independência da Holanda.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!