Sobre deslocamento químico, marque a alternativa correta.
No tetrametilsilano (TMS), os hidrogênios do TMS são altamente protegidos, pois o silício é menos eletronegativo que o carbono e, assim, não há o efeito de remoção dos elétrons que desprotegem um próton.
Grupos removedores de elétrons “desprotegem” o núcleo. Por efeito indutivo, com o aumento da eletronegatividade do grupo substituinte, aumenta o deslocamento químico para o sinal de 1H.
Devido ao fato de a remoção de elétrons por elementos eletronegativos ocorrer por efeito indutivo, seu efeito diminui à medida que aumenta o número de ligações entre o substituinte e o próton, bem como os valores de deslocamentos químicos diminuem.
O número de sinais no espectro de RMN1H mostra quantos tipos diferentes de hidrogênios estão presentes na molécula, podendo um sinal representar mais de um hidrogênio.
Uma carbonila (C=O) desprotege os átomos da mesma forma que as ligações C=C, e o oxigênio contribui ainda mais para o efeito removedor de elétrons. Portanto, o próton ligado diretamente a C=O em um aldeído será menos protegido (maior δ).
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!