O instrumento de medida de pressão mais simples é o tubo em U, que consiste em um tubo de vidro contendo um líquido, denominado fluido manométrico (os mais usados são água e mercúrio), fixado a uma escala graduada. Quando se aplica uma pressão em uma das extremidades, o líquido é deslocado proporcionalmente a essa pressão aplicada. A outra extremidade do tubo é aberta, sofrendo a ação da pressão atmosférica. Analisando a figura apresentada abaixo, se observa que:
o lado aberto à atmosfera desceu mais, ou seja, sua extremidade se encontra abaixo da extremidade do lado do balão, significando que a pressão no balão é menor que a pressão atmosférica, ou seja, é uma pressão relativa.
o lado aberto a atmosfera desceu mais, ou seja, sua extremidade se encontra abaixo da extremidade do lado do balão, significando que a pressão no balão é menor que a pressão atmosférica, ou seja, é uma pressão negativa ou vácuo.
o lado aberto ao balão desceu mais, ou seja, sua extremidade se encontra abaixo da extremidade do lado da atmosfera, significando que a pressão no balão é maior que a pressão atmosférica, ou seja, é uma pressão manométrica.
o lado aberto ao balão desceu mais, ou seja, sua extremidade se encontra abaixo da extremidade do lado da atmosfera, significando que a pressão no balão é maior que a pressão atmosférica, ou seja, é uma pressão absoluta.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!