Analisando o pensamento do teórico da comunicação Marshall McLuhan, para quem "os impressos abriram uma fenda entre a cabeça e o coração" do público leitor - segundo citação contida em Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet (BRIGGS; BURKE, 2004, p. 28) - , podemos deduzir que o ensaísta canadense pensava as novas possibilidades da imprensa...
de acordo com uma "cultura das publicações", sugerindo relações entre a nova invenção e as mudanças culturais ocorridas no período, notadamente, a partir da mudança de foco do meio comunicacional auditivo para o visual.
de acordo com uma "cultura sonora", sugerindo total independência entre a imprensa e as mudanças culturais ocorridas no período, notadamente, a partir da mudança de foco do meio comunicacional visual para o auditivo.
de acordo com uma "cultura dos livros", sugerindo relações entre a imprensa e as mudanças culturais ocorridas até então, notadamente, a partir da mudança de foco do meio comunicacional visual para o sonoro.
de acordo com uma "cultura das bibliotecas", sugerindo relações entre a nova invenção e as mudanças culturais ocorridas no período, notadamente, a partir da mudança de foco do meio comunicacional auditivo para o audiovisual.
de acordo com uma "cultura do audiovisual", sugerindo distinções entre a nova invenção e as mudanças culturais ocorridas no período, notadamente, a partir da mudança de foco do meio comunicacional auditivo para o visual.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!