As reformas do Estado pós 1990 incluem na pauta a implementação de novas formas de gestão. Os princípios democráticos e a participação são eixos norteadores da organização da gestão escolar. Neste contexto é correto afirmar:
O colegiado escolar, caracteriza-se por um coletivo de decisões, capaz de superar a prática do individualismo e do grupismo, instalando-se como uma instituição eminentemente política, na medida em que agrega de cada um dos setores (escola comunidade) os seus interesses específicos, que devem ser unificados em prol do projeto da escola.
A gestão colegiada não deve proporcionar uma transformação da concepção de escola governamental em organismo público, para que não gere transformações profundas na visão da escola. É necessário que a comunidade aceite, passivamente, as determinações já definidas pela direção escolar.
O colegiado escolar caracteriza-se por um coletivo de decisões, capaz de superar a prática de descentralização do poder, instalando-se como uma instituição eminentemente burocrática, na medida em que analisa apenas os documentos relacionados ao desempenho dos estudantes, interesses prioritários da comunidade escolar.
A gestão colegiada deve abrir mãos dos processos decisórios, pois o diretor ainda é a autoridade responsável pela escola. A existência do colegiado é, apenas, uma exigência legal. Sua atuação deve estar condicionada ao projeto do diretor.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!