Considere o excerto abaixo sobre a política imigratória no governo Vargas: “Esta lei foi apresentada como uma iniciativa em defesa do trabalhador nacional contra a concorrência estrangeira, especialmente no meio urbano, e identificava a entrada desordenada de imigrantes como uma das causas do crescimento do desemprego e, consequentemente, de desordem econômica e insegurança social”. A partir do trecho acima e dos conhecimentos desenvolvidos no livro-base Desafios Contemporâneos para a Geografia do Brasil sobre Chauvinismo, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O chauvinismo pode ser considerado uma forma específica de repulsa ao estrangeiro de um modo geral e advém de um nacionalismo exacerbado.
II. ( ) São exemplos de práticas chauvinistas no Brasil o período de governo Vargas (1930–1945) e Militar (1964–1985), pois foram períodos dominados por discursos e práticas nacionalistas.
III. (F ) Os conceitos de chauvinismo e preconceito podem ser aplicados da mesma maneira, pois não há características evidentes que os diferencie.
IV. ( ) Atualmente, pode-se encontrar fatos que representam o chauvinismo em alguns países da Europa, sobretudo por grupos políticos que atribuem aos estrangeiros as causas de crises econômicas e sociais em seus países.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!