Questão de Energia e o Meio Ambiente

A geração de energia elétrica a partir da energia nuclear tem como princípio o processo de fissão nuclear, mostrado na figura a seguir. O processo da fissão nuclear consiste em “quebrar” o núcleo de um átomo, e utilizar a energia liberada para produzir energia elétrica. Sabe-se também, que o processo de fusão nuclear libera uma quantidade de energia muito superior a energia liberada na fissão nuclear, tornando-o assim, muito mais eficiente que o processo de fusão nuclear.
Tomando como base o processo de produção de energia térmica em energia elétrica analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I - O processo de fissão nuclear ocorre quando o urânio-235 (235U) é bombardeado com feixe de nêutrons, acaba gerando o urânio-236, 236U, que se desintegra em Bário (143Ba) e Criptônio (91Kr) e mais 3 nêutrons.
II - O resultado da fissão é composto de 3 nêutrons. Assim, eles podem ser utilizados para a fissão de outros núcleos de urânio-235, que vão emitir mais 3 nêutrons e assim sucessivamente, causando o que chamamos de reação em cadeia.
III - A reação em cadeia se torna auto-sustentável quando todos os nêutrons liberados são absorvidos por um núcleo de urânio-235, causando assim uma geração contínua de nêutrons.
IV - Pelo fato de ser o processo inverso da fusão nuclear, a fissão utiliza um átomo de Bário (143Ba) e Criptônio (91Kr) e mais 3 nêutrons como combustível, para gerar um átomo de urânio-236, 236U e utiliza a energia liberada para produção de eletricidade.
V - A fusão nuclear não necessita de isótopos radioativos com número de massa elevado e não resulta em produtos radioativos.

A
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
B
Somente as afirmativas I, III, e V estão corretas.
C
Somente as alternativas I, II e V estão corretas.
D
Somente as alternativas II, III e V estão corretas.
E
Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados