Existem alguns tipos de lagoas de estabilização utilizadas no tratamento de esgotos e águas residuárias. Assinale a alternativa correta sobre as lagoas de estabilização.
Lagoas facultativas: a estabilização ocorre simultaneamente por meio dos processos de sedimentação e digestão anaeróbica, sem a presença de oxigênio dissolvido, predominando a fermentação anaeróbica. No fundo da lagoa, permanece um depósito de lodo, e na superfície formam-se bolhas de gás resultantes da fermentação desse lodo.
Lagoas de diluição: o oxigênio é introduzido na massa líquida por processos mecânicos, que dependendo das condições, podem ser estritamente aeróbicas ou facultativas.
Lagoas aeradas: a estabilização ocorre sem a presença de oxigênio dissolvido, o qual é inserido na etapa posterior por processo químico. Elas são geralmente profundas e ocupam áreas relativamente grandes, sendo usadas quando se deseja submeter o efluente a um processo terciário.
Lagoas aeradas: a estabilização ocorre simultaneamente por meio dos processos de sedimentação e digestão anaeróbica, sem a presença de oxigênio dissolvido, predominando a fermentação anaeróbica. No fundo permanece um depósito de lodo, e na superfície formam-se bolhas de gás resultantes da fermentação desse lodo.
Lagoas facultativas: a estabilização ocorre em condições intermediárias entre os ambientes aeróbio e anaeróbio pela coexistência dos processos. A estabilização dos poluentes orgânicos ocorre pela ação das bactérias provenientes do próprio esgoto e das algas produzidas no meio líquido. No fundo da lagoa predomina a fermentação anaeróbica e próximo à superfície predominam a respiração, a oxidação e a redução fotossintética.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!