O concurso de crimes se divide em três tipos: o concurso material, o concurso formal e o crime continuado. A respeito desses aspectos, assinale a alternativa correta.
O concurso material é caracterizado, quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, comete dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade.
Os crimes continuados não exigem qualquer condição de tempo, lugar e maneira de execução, basta que sejam praticados pelos mesmos agentes com um intervalo mínimo entre as condutas, transmitindo uma ideia de sequência.
O concurso formal ocorre quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, prática dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido. No caso de aplicação cumulativa de penas de reclusão e de detenção, executa-se primeiro aquela.
No concurso material aplica-se sempre o sistema de exasperação das penas.
No concurso formal próprio, também chamado de concurso formal perfeito, o sujeito, mediante uma única ação, obtém dois ou mais resultados que não são por ele desejados, podendo estes ser iguais ou diferentes.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!