A fonologia, como ramo da linguística, lida com os sistemas sonoros das línguas, focando na função dos sons em diferenciar o significado das palavras. Nesse campo, um conceito chave é o de "fonema", que representa a menor unidade sonora capaz de criar distinção de significado entre palavras dentro de um dado idioma. Este conceito pode ser analisado sob duas óticas principais: a abordagem estruturalista e a abordagem gerativista.
Considerando o exposto, qual das alternativas abaixo melhor descreve essas duas abordagens ao conceito de fonema?
A abordagem estruturalista trata o fonema como uma entidade autônoma, sem relação com a estrutura geral da língua, enquanto a gerativista vê o fonema como um reflexo direto do comportamento social.
Na visão estruturalista, o fonema é a unidade básica de análise linguística, definido pelo seu lugar no sistema de relações da língua, ao passo que na perspectiva gerativista, o fonema é entendido como um conjunto de traços distintivos que elucidam os contrastes fonêmicos.
A perspectiva gerativista nega a existência de fonemas como unidades significativas, ao contrário da estruturalista, que enfatiza sua importância na formação de palavras.
Ambas as abordagens, estruturalista e gerativista, concordam que os fonemas não desempenham papel significativo na diferenciação de significados entre as palavras de uma língua.
A abordagem estruturalista associa fonemas exclusivamente a traços morfológicos, enquanto a gerativista os considera em termos de sua função sintática na estrutura da frase.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!