Questão 9/10 - Controle Tecnológico do Concreto
A consistência é uma das principais características do concreto que determina a sua propensão para ser manuseado. Tem como definição, dentro da área de tecnologia do concreto, ser a maior ou menor capacidade do concreto de se deformar sob a ação do seu próprio peso.
Outra definição apresentada por Neville (2015) sobre a consistência é que às vezes significa o estado de umidade, por exemplo, os concretos úmidos são mais trabalháveis que os secos, no entanto, concretos com consistências iguais podem apresentar trabalhabilidade diferentes.
Sobre a trabalhabilidade do concreto no estado fresco, podemos afirmar que:
i. O método de ensaio definido pela normalização brasileira NBR 16.889 (ABNT, 2020) para a determinação da consistência do concreto fresco é pelo abatimento do tronco de cone.
ii. Nos concretos especiais, por exemplo os bombeados, as características para a bombeabilidade (trabalhabilidade) dependerão do abatimento, diâmetro máximo do agregado graúdo, do consumo de cimento e do teor de argamassa.
iii. De acordo com a NBR 12.655 (ABNT, 2022), não é necessária a realização dos ensaios conforme o tipo de concreto para poder verificar a aprovação do concreto no estado fresco antes de seu lançamento.
Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!