Questão de Fitopatologia

Para os patógenos que possuem maior especificidade em relação ao seu hospedeiro, a utilização de cultivares resistentes é uma prática eficaz, ao contrário do que ocorre com patógenos que são pouco específicos em relação ao seu hospedeiro, uma vez que conseguem sobreviver na ausência do hospedeiro vivo, sendo mais agressivos a ele.

Com base nessas medidas de controle, julgue os seguintes itens e marque uma alternativa:

A

A solarização do solo é uma prática cultural eficiente para o controle de muitas bactérias e fungos de solo e é baseada no princípio da erradicação.

B

A utilização de variedades resistentes é uma medida muito utilizada para o controle de doenças que causam podridões de órgãos de reserva, como a podridão-mole em batata, e se baseia no principio da exclusão.

C

O uso de variedades resistentes é a principal medida de controle para patógenos que atacam o sistema vascular das plantas, causando murchas. Essa medida é baseada no princípio da proteção.

D

O roguing é uma medida que consiste em eliminar plantas vivas doentes da própria cultura e é baseada no princípio da evasão.

E

A utilização de fungicidas à base de enxofre, utilização de variedades resistentes e a eliminação de plantas voluntárias ou hospedeiros alternativos são medidas eficientes para controle dos oídios e baseiam-se nos princípios da imunização, proteção e regulação, respectivamente.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados