A globalização homogeneizou a cultura. Em função das trocas simbólicas e interações sem barreiras de distância geográfica, as pessoas estão cada vez mais parecidas em relação a hábitos alimentares, de consumo e vestimentas. Mas a despeito disso, podemos afirmar que:
Se um povo importa artefatos culturais de outro povo essa cultura se funde formando uma apenas, pois as duas anteriores deixam de existir.
Quando os indígenas passam a consumir produtos tecnológicos, perdem sua identidade, tornando-se ocidentais demandantes de artefatos da sociedade desenvolvida.
Somente pode ser considerado um elemento cultural de um povo aquilo que não foi importado de outra cultura.
As complexas redes interativas do mundo globalizado nos fazem consumir coisas de outras culturas, como informações, produtos artísticos e alimentos. Mas o significado que tem aqui ao ser consumido aqui, não será o mesmo que tem para os sujeitos lá nos seus países de origem.
A globalização enquanto um processo de homogeneização fez com que as sociedades ocidentais perdessem sua cultura. Atualmente vemos manifestações artísticas esvaziadas de erudição, portanto não podem ser consideradas manifestações culturais.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!