Questão de Saneamento Básico

Com a reabertura do frigorífico Quatro Marcos é fundamental que o tratamento e o descarte dos efluentes sejam realizados segundo a legislação vigente. A não adequação aos padrões legais é preocupante uma vez que entre 80 e 95% da água consumida em frigoríficos é descarregada como efluente líquido. As alternativas referem-se aos efluentes de um frigorífico e aos parâmetros físico-químicos dos cursos d´água que os recebem, EXCETO:

A
Os efluentes de um frigorífico caracterizam-se por alta carga orgânica, alto conteúdo de gordura, flutuações de pH e temperatura, alto conteúdo de nitrogênio, fósforo e sal.
B
Os despejos de frigoríficos possuem altos valores de DQO5 (demanda química de oxigênio). DQO é definida como a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. Um período de tempo 5 dias numa temperatura de incubação de 20°C é frequentemente usado e referido como DQO5,20.
C
A forma do nitrogênio predominante é um indicativo do período da poluição dos corpos hídricos. Resultados de análise da água com alteração de nitrogênio nas formas predominantemente reduzidas (nitrogênio orgânico e amoniacal) indicam que a fonte de poluição encontra-se próxima.
D
A alcalinidade deve ser avaliada por ser importante no controle do tratamento de água, estando relacionada com a coagulação, redução de dureza e prevenção da corrosão em tubulações.
E
A presença de fósforo nos corpos de água desencadeia o desenvolvimento de algas ou de plantas aquáticas indesejáveis, principalmente em reservatórios ou corpos de água parada, podendo conduzir ao processo de eutrofização.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados