O pertencimento a um grupo é de grande importância para o pleno viver de um indivíduo surdo. Selecione a alternativa que apresenta corretamente o conceito de comunidade surda.
Um lugar onde convivem surdos e ouvintes conversando, interagindo e discutindo sobre diversos assuntos por intermédio da Libras. Sendo assim, as comunidades surdas são os locais onde ocorre a interação com outros surdos e com ouvintes que ali frequentam, recriando-se as identidades surdas, as narrativas pessoais, os marcadores culturais, as lutas e os discursos que permeiam os grupos surdos. As comunidades surdas acolhem também pessoas que não são surdas, como familiares, intérpretes e pessoas interessadas na comunidade e na cultura surda, ou seja, que possuem os mesmos objetivos.
Compartilhar experiências em um grupo homogêneo, isto é, somente surdos, sem a interação com pessoas ouvintes. As comunidades surdas acolhem também pessoas que não são surdas, como familiares, intérpretes e pessoas interessadas na comunidade e na cultura surda, ou seja, que possuem os mesmos objetivos.
É uma comunidade seleta, em que somente surdos podem participar da comunidade, pois é a única forma de se proteger da opressão ouvintista. As comunidades surdas acolhem também pessoas que não são surdas, como familiares, intérpretes e pessoas interessadas na comunidade e na cultura surda, ou seja, que possuem os mesmos objetivos.
Grupo de surdos puros unidos por uma série de afinidades e vínculos com Libras, onde ouvintes não são permitidos, apenas pessoas com deficiência auditiva. As comunidades surdas acolhem também pessoas que não são surdas, como familiares, intérpretes e pessoas interessadas na comunidade e na cultura surda, ou seja, que possuem os mesmos objetivos.
A busca pelo semelhante, por segurança, conforto e interlocutores possíveis que compartilham formas de comunicação visual, além de expectativas e projetos comuns, fazem das comunidades surdas espaços exclusivamente de surdos, excluindo qualquer pessoa que não seja surda, até mesmo familiares de surdos.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!