09. (COVEST) Um grande número de bactérias apresenta nutrição heterotrófica. As bactérias heterotróficas extraem a energia das moléculas dos alimentos através da respiração (aeróbica ou anaeróbica) e de fermentação, processos ilustrados na figura abaixo para a bactéria Escherichia coli (I) e para a bactéria Desulfovibrio desulfuricans (II). Sobre este assunto podemos afirmar:
I II
0 0 – No processo de respiração aeróbica, moléculas orgânicas do alimento se combinam com o oxigênio e são degradadas a gás carbônico e água (1).
1 1 – Sais orgânicos, como nitratos, podem ser utilizados na respiração anaeróbica (2), em substituição ao oxigênio, processo desenvolvido por bactérias, como Escherichia coli.
2 2 – Na fermentação (3), uma molécula orgânica é degradada a compostos orgânicos simples, liberando parte da energia nela contida. Este processo é utilizado por bactérias que vivem no solo ou em água estagnadas, onde o suprimento de oxigênio é escasso.
3 3 – Existem bactérias aeróbicas facultativas. Elas podem obter energia através de respiração aeróbica (1) ou de fermentação (2), despendendo da disponibilidade ou não de oxigênio.
4 4 – Os dois tipos mais comuns de fermentação são: a alcoólica e láctica.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!