As demonstrações contábil-financeiras são imprescindíveis à gestão de uma empresa. Por meio das informações que elas propiciam, os stakeholders tomam um sem número de decisões que refletem em fatores financeiros ou não, fazendo com que a empresa atinja seus objetivos e materialize seus resultados no processo de planejamento já definido previamente. Ressalta-se que os usuários dessas informações (stakeholders) dão focos distintos quando analisam uma mesma empresa, inobstante, chegam a seus objetivos. Considerando os conceitos abaixo descritos:
I. Os Investidores são os administradores de uma empresa e desejam identificar a real situação econômico-financeira da empresa, acompanhando os seus indicadores e a sua performance perante ao mercado. Outrossim, medem o desempenho da empresa sempre fundamentado nas demonstrações contábil-financeiras;
II. Os Gestores são sócios ou acionistas atuais ou potenciais de uma empresa e desejam identificar a quantas anda a saúde financeira desta e as possibilidades de continuarem investindo, identificando a rentabilidade da empresa;
III. Os Credores, comumente, são terceiros que emprestam recursos para a empresa, seja para pagamento de curto, médio ou longo prazos.
IV. O Governo, caracterizado pelo Fisco federal, estadual ou municipal, interessa pelo controle de tributos da empresa e a mensuração do desenvolvimento econômico proporcionado por ela.
Doutrinariamente, é correto o que se afirma em:
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!