Questão de Em Busca da Verdade
Uma das grandes obras de Kant foi a Crítica da Razão Pura, esse se torna o marco da sua reflexão e filosofia. Tendo a ótica dessa grande obra, leia as afirmações a seguir.
Assinale a alternativa que possui as afirmações corretas:
- Kant decide fazer uma radiografia dos mecanismos da percepção, analisar todos os seus movimentos, seus exercícios funcionais, desde a percepção do mundo, ao nível sensível, até a produção dos juízos, ao nível do inteligível, descrevendo minuciosamente cada etapa, cada passo, cada ação no desenvolvimento do conhecimento como um todo. O grande foco dessa hora é o sensível e a percepção.
- Kant leu muito Descartes e, como ele, também se questiona se seu conhecimento pode ser verdadeiro e se é possível conhecer em bases metafísicas. Desconhece que a resposta se encontra no seu íntimo, na interioridade do tribunal da razão, cujo juiz é a mesma razão que legisla em causa própria e que, portanto, tem interesse em transcender seus limites cerceadores e demonstrar suas capacidades a despeito das restrições metafísicas ou com base nelas.
- Na Crítica da Razão Pura, Kant tem o propósito de explicar a validade da física newtoniana. Para isso, coloca a questão: como se constitui a possibilidade (objetividade) de uma ciência como a física? Para o autor, o conhecimento, válido universalmente, depende de certas categorias que não provêm da experiência.
- Seu foco é o conhecimento. Kant demonstra que o conhecimento se constrói a partir do fenômeno, que alia a intuição sensível à intuição inteligível, que ocorre no intelecto (entendimento). As categorias lógicas do entendimento auxiliam na constituição dos objetos, permitindo que possam ser conhecidos de forma universal e necessária pelo sujeito cognoscente.
- A primeira parte do capítulo I da Crítica da Razão Pura é denominada Estética Transcendental. É a parte em que Kant trata das intuições empíricas, resultantes da modelagem dos fenômenos, pelas formas a priori na sensibilidade. Trata-se do processo inicial de abstração dos elementos empíricos dos fenômenos para formatar a primeira representação sensível, a primeira intuição.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!
Aulas em vídeo Em breve
00:00