A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foi um marco para a inclusão escolar no Brasil. O documento determina quem é o público-alvo da Educação Especial, bem como o Atendimento que deve ser ofertado. Sobre as especificações para o atendimento à pessoa com surdez, prevista neste documento, leia a afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Com relação ao aluno surdo, o documento sugere que receba a educação oralizada, isto é, na Língua Portuguesa, auxiliando no convívio com as outras crianças.
II. Recomenda ainda o serviço do profissional tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa, para a garantia da acessibilidade comunicativa, e faz a recomendação de que os alunos surdos estejam com outros surdos, nas turmas comuns da escola regular, para que possam interagir com outros falantes da Língua de Sinais.
III. O TILS tem a competência linguística em Libras/Língua Portuguesa e atua em diferentes contextos, nos quais há pessoas surdas inseridas. É um mediador na comunicação entre surdos e ouvintes, e ouvintes e surdos, sendo também visto como uma ferramenta de inclusão.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!