Animado com a aula sobre germinação de sementes na escola, Renato teve a ideia de fazer uma pequena plantação de hortaliças em casa. Pediu a seus pais para comprar jarros, terra, adubo e sementes para começar sua empreitada. Ao ler sobre o plantio de pimentões, surpreendeu-se com a informação de que as sementes deveriam ser colocadas a meio centímetro de profundidade. Curioso, Renato procurou saber mais a respeito e descobriu que:
Todas as sementes vegetais devem ser plantadas a esta profundidade, pois apresentam nutrientes limitados e seriam incapazes de se desenvolver a profundidades maiores.
A esta profundidade os meristemas secundários, responsáveis pelo crescimento em comprimento do vegetal, são mais ativos pela influência de maior umidade.
As sementes de pimentão podem sofrer influência da luminosidade para germinar, um movimento conhecido como fotoblastismo positivo.
A umidade próxima à superfície da terra estimula a liberação de gás etileno, hormônio responsável pelo desenvolvimento em comprimento do vegetal.
O quimiotaxismo das sementes do pimentão é desencadeado pelo aumento da temperatura próximo à superfície do solo, fazendo-as germinar.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!