Questão de História do Brasil

Sobre a chegada dos portugueses ao território brasileiro e os primeiros passos para a implantação de um processo de exploração econômica e de organização político-administrativa, não se pode afirmar que:

A
as primeiras expedições portuguesas ao Brasil não tinham como objetivo central o povoamento. Elas aconteciam para garantir a posse do território, para eliminar a concorrência dos franceses e para localizar possíveis riquezas a serem aproveitadas.
B
o rei D. João III instituiu, em 1534, as Capitanias Hereditárias como forma de incentivar o povoamento efetivo da nova colônia. Assim, todo o território que coube a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas foi dividido em lotes, e entregues aos capitães donatários.
C
os portugueses, constatando a dificuldade de lidar com os índios, lançaram mão do escambo, assegurando, assim, que os nativos trabalhariam para viabilizar a exploração do pau-brasil dentro dos interesses mercantilistas.
D
os portugueses, tendo sido influenciados pela Reforma Luterana, não consideravam o catolicismo como uma base ideológica na sustentação do processo de dominação.
E
a ida dos portugueses para o interior foi incentivada ante a possibilidade de aprisionar índios para escravizar e a necessidade de se encontrar as chamadas drogas do sertão.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!