Sobre as possíveis implicações cientificamente comprovadas em relação ao uso indiscriminado de anabolizantes, analise as afirmativas e conclua.
Como acontece com a ingestão de qualquer droga, o consumo de anabolizantes acarreta uma sobrecarga no metabolismo do retículo endoplasmático agranular, principalmente no fígado, que pode gerar o câncer hepático.
Alterações da sexualidade mais comuns em mulheres são: aumento dos pelos na face, engrossamento da voz e atrofia uterina e podem interromper o ciclo menstrual por inibição da hipófise.
Os anabolizantes são substâncias que estimulam o anabolismo, aumentando a síntese de proteínas do músculo, o que justifica haver aumento da massa muscular por divisão mitótica das células musculares estriadas esqueléticas.
Os anabolizantes são hormônios sintéticos e seus efeitos são semelhantes aos da testosterona. Sua utilização sem controle médico pode ocasionar uma atrofia testicular, pois atua diretamente sobre as células de Sertoli, produtoras dos hormônios FSH e LH.
O desenvolvimento das mamas nos homens, que utilizam anabolizantes por longos períodos, é consequência da diminuição da produção de testosterona e aumento do estradiol, que possui efeitos feminilizantes.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!