Durante a Baixa Idade Média (séculos X ao XV), além das pressões de povos e impérios nas suas fronteiras orientais e perdas de territórios, o Império Bizantino foi alvo da retomada expansionista ocidental, a exemplo das Cruzadas. A partir do século XIII, após a Quarta Cruzada, houve o predomínio econômico das cidades italianas, predomínio este que só foi superado quando:

A
Constantinopla, controlada comercialmente por Veneza, caiu nas mãos dos turcos-otomanos em 1453.
B
o império Árabe, controlado pelos califados independentes, permitiram a abertura de uma nova frente de comércio que não passasse pelas costas italianas, seguindo a rota do mar Vermelho.
C
os portugueses abriram uma nova rota para o comércio das especiarias com o Oriente, transferindo definitivamente este comércio para as nações atlânticas.
D
ocorreram as crises nos séculos XIV e XV, que trouxeram forte retração dos mercados consumidores na Europa e desvio dos recursos econômicos para a América.
E
as comunas italianas buscaram acesso marítimo direto às ligas hanseáticas, e subordinaram seus interesses ao controle dos comerciantes batavos de Amsterdam.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!