Sobre a gênese do Estado moderno, parte de um tipo específico de Feudalismo, que se localiza na substituição por parte do poder régio de uma classe dirigente monárquica por outra classe vinda de grupos étnicos germânicos. Tendo em vista tal escopo, escolha a opção mais adequada em se tratando da localização do Feudalismo em uma linearidade histórica:
Do ponto de vista da Ciência Política, não vale a pena tentar localizar o Feudalismo em uma linearidade histórica, pois sua ocorrência foi demasiada pontual e homogênea.
Apesar de ter havido muitos tipos de Feudalismo, é o de ocorrência ocidental, de incorporação de povos germânicos, que mais nos ajuda a entender o Absolutismo.
Podemos dizer que apenas os Feudalismos chinês, indiano e otomano têm relações feudais, portanto, os relativos aos grupos étnicos germânicos têm uma importância histórica reduzida.
O Feudalismo ocidental não se originou da relação entre o poder régio e os grupos étnico-germânicos.
O Feudalismo europeu-ocidental não é importante do ponto de vista da instauração de novas formas de organização do poder, pois não se alicerçou em monarquias.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!