A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CIDADANIA
A cidadania é notoriamente um termo associado à vida em sociedade. Sua origem está ligada ao desenvolvimento das póleis gregas, entre os séculos VIII e VII a.C. A partir de então, tornou-se referência aos estudos que enfocam a política e as próprias condições de seu exercício, tanto nas sociedades antigas quanto nas modernas. Por outro lado, as mudanças nas estruturas socioeconômicas, incidiram, igualmente, na evolução do conceito e da prática da cidadania, moldando-os de acordo com as necessidades de cada época [...] Com o passar do tempo, operou-se uma redistribuição do poder político. Aceitou-se o ingresso de estrangeiros na categoria de cidadão, abolindo-se a escravidão por dívidas. Mais do que indicar uma reformulação do conceito, essa ideia revelava os reflexos de transformação estruturais. Além de ampliação do quadro de cidadãos, as póleis gregas presenciaram o deslocamento do controle político e jurídico. Nesse contexto, a aristocracia cedeu espaço a favor das Assembleias e dos conselhos com participação popular.
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A expansão da cidadania se desenvolveu ao longo dos tempos, no século XVIII foi marcado pelos direitos civis, No século XIX foram agregados aos direitos civis os direitos políticos e o século XX os direitos sociais.
PORQUE
II. As revoluções nos Estados Unidos como marco histórico, que defendiam os ideais liberais proporcionaram a desintegração da Sociedade Feudal da Idade Média, surgindo assim os estados-nações.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!