Questão de Genética e Reprodução Humana
No processo de síntese proteica, cada trinca de bases nitrogenadas que codificam um determinado aminoácido é denominada códon. Assim, analisando cada item:
A
falso: Como o código genético é degenerado, ou seja, existem mais códons do que aminoácidos, cada códon determina um único aminoácido, mas um mesmo aminoácido pode ser codificado por mais de um códon distinto. Assim, no peptídeo em questão, um aminoácido como a asparagina pode ter sido codificado, segundo a tabela, pelo códon AAU ou AAC no RNAm, o que implica que sua sequência de DNA complementar, do qual foi transcrito, pode ter sido TTA ou TTG, não sendo possível garantir qual essa sequência. O mesmo vale para os outros aminoácidos codificados por mais de um códon, como cisteína, fenilalanina, ácido glutâmico e tirosina, onde também não é possível garantir qual o RNAm e o DNA a partir do qual foram traduzidos.
B
falso: De modo geral, quanto maior a sequência de DNA codificadora da proteína, maior será a sequência de nucleotídeos e maior será o número de códons no RNAm, sendo maior o número de aminoácidos que serão ligados durante a tradução.
C
falso: A síntese proteica depende diretamente da transcrição de RNAm, RNAr e RNAt a partir do DNA, o que ocorre no núcleo da célula.
D
falso: Códons sinônimos são aqueles que codificam um mesmo aminoácido, e, na maioria dos casos, códons sinônimos para um aminoácido só são diferentes na terceira base da trinca. Assim, a troca do terceiro nucleotídeo de uma trinca normalmente produz um códon sinônimo e não altera a proteína a ser codificada, num tipo de mutação chamada de mutação silenciosa.
E
verdadeiro: O código genético é degenerado implica em haver mais de um códon para um mesmo aminoácido, fato que pode ser comprovado observando os aminoácidos Fenilalanina, Tirosina, Cisteína, Ácido glutâmico e Asparagina na tabela, os quais são, cada um, codificados por dois códons distintos.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!
Aulas em vídeo Em breve
00:00